Na minha opinião Paulo Freire é uma grande inspiração, não apenas para a pedagogia, mas também para áreas das Ciências Sociais, filosofia, comunicação, serviço social e movimentos populares.
Suas ideias, sua preocupação com as classes menos favorecidas, fizeram com que buscasse na Educação a ferramenta de transformação social. Talvez por isso é visto por muitos como bastante humano, esperançoso e até poético, especialmente em obras como Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança.