Deveria ser privatizado. Saúde pública é ilusão! se um dia você passar mal e ligar para o hospital solicitando uma ambulância os atendentes irão perguntar se você consegue ir até uma Upa mais próxima da sua casa, ou se você tem algum parente ou amigo que pode te levar de carro até o hospital. Dependendo do problema, irão desligar o telefone na sua cara mesmo. E anualmente milhares de pessoas morrem na fila do SUS, sejam esperando atendimento médico com urgência, seja por demora em conseguir uma cirurgia, seja por falta de leitos, enfim.
E não é gratuito coisa nenhuma, você banca isso através de impostos que detonam o seu poder de compra. Você paga o salário de médicos que preferem dormir durante o plantão ao invés de atender os pacientes.