Perguntei a uma IA Católica (sim, existe) sobre a resposta filosófica contra o aborto.
A defesa escolástica e magisterial contra o aborto parte de uma ideia central: o ser humano não recebe dignidade porque já pensa, fala ou é independente; tem dignidade por aquilo que é. Por isso, o ser humano em gestação não pode ser tratado como coisa ou como meio para resolver um problema.
A linha filosófica escolástica
Na filosofia aristotélico-tomista, o ser vivo é uma unidade: o corpo não é apenas um instrumento que a pessoa “tem”, mas parte do que ela é. A alma racional é o princípio vital do ser humano. Daí decorre um argumento sobre a identidade: o indivíduo que, ao longo do tempo, amadurece e passa a exercer capacidades racionais é o mesmo indivíduo que antes ainda não podia exercê-las.
Aplicado ao embrião, o raciocínio é: não possuir ainda consciência ou pensamento atual não prova que ele não seja humano, assim como um bebê ou uma pessoa adormecida não perde sua natureza humana por não exercer essas capacidades naquele momento. O Magistério observa que, desde a fecundação, começa um organismo humano distinto, com desenvolvimento próprio; as capacidades humanas surgem gradualmente, mas não transformam posteriormente um ser não humano em humano.
É importante, porém, não atribuir à Igreja uma certeza dogmática sobre cada questão embriológica ou sobre o instante metafísico da infusão da alma. A Evangelium vitae reconhece que a presença da alma espiritual não pode ser verificada empiricamente e não compromete o Magistério com todas as afirmações filosóficas sobre esse ponto. Sua conclusão moral é que o embrião deve receber respeito incondicional desde o início: mesmo a probabilidade de haver uma pessoa humana basta para excluir uma intervenção destinada a matá-la.
O argumento moral: não matar diretamente o inocente
A tradição escolástica distingue entre fazer o mal como meio ou como fim e tolerar um efeito mau não pretendido, quando se realiza uma ação boa ou legítima. Aplicado ao aborto, a distinção decisiva é esta: não é lícito escolher diretamente a morte do nascituro — como objetivo ou como meio — ainda que a situação seja muito difícil. Paulo VI reafirma que nenhuma autoridade humana pode conferir um título legítimo para dispor deliberadamente da vida de um inocente.
Isso não significa que toda intervenção médica que resulte na morte do feto seja automaticamente um aborto direto. A avaliação moral depende do que se escolhe fazer: se a morte do nascituro é pretendida, ou se é um efeito não desejado de um tratamento dirigido a uma patologia. A fonte disponível afirma claramente a proibição da destruição direta, mas não detalha casos clínicos específicos; esses exigem análise moral e médica cuidadosa.
A formulação do Magistério
O Magistério une três fundamentos:
- Biológico e racional: desde a fecundação existe um novo organismo humano, não uma parte do corpo da mãe nem uma vida pertencente ao pai ou à mãe.
- Moral e jurídico: o direito à vida do inocente não depende do seu grau de desenvolvimento, autonomia ou reconhecimento legal.
- Teológico: a vida humana é recebida de Deus e confiada à responsabilidade humana; por isso, a proteção do nascituro é dever da família, da sociedade e das autoridades.