Ja passei por isso, sei como é ..
Eu tinha um gato que eu precisa dar remédio na seringa todos os dias , mas ele odiava , até me arranhava pra não tomar
Infelizmente ele não resistiu
Era um gato tão esperto , tão diferente , até parecia um cachorro , ele ficava me seguindo , pulando no meu colo
Eu tbm tive pensamentos parecidos
Eu sentia que quando ele me via, ele já ficava com medo pq sabia que teria que tomar o remédio
Mas a verdade é que eles não guardam raiva da gente
Teve uma época que ele tava melhor, daí era só ficar uns dois dias sem tomar o remédio que ele voltava a se aproximar de mim como antes , como se não tivesse acontecido nada , acho que no fim é esse o sentimento que prevalece neles
Então, independente do que ele tenha sentido no final, certamente não era algo que iria apagar o que ele sentia antes por vc