Os seres humanos erram muito porque interpretam o mundo através de experiências, emoções, cultura, linguagem e limitações cognitivas. Nossa percepção está cheia de vieses. Isso não significa que estamos sempre entendendo tudo errado, mas que nosso entendimento é sempre provisório e sujeito a revisão. A ciência, por exemplo, avança justamente porque aceita que pode estar equivocada e corrige seus próprios erros.
Até existe uma frase atribuída a Sócrates que resume bem essa humildade intelectual: "Só sei que nada sei". A ideia não é que ele não soubesse de nada, mas que reconhecia os limites do próprio conhecimento.