6 votos positivos 0 votos negativos
253 visitas
em Religião e Espiritualidade por (23,9K pontos)

8 Respostas

2 votos positivos 0 votos negativos
por (352K pontos)
Porque a Bíblia não fala, usa a linguagem escrita.
por (23,9K pontos)
0 0
Você entendeu muito bem o que eu quis dizer
2 votos positivos 0 votos negativos
por (148K pontos)
Não fala? Nessa a Bíblia mandou mal demais...
por (727K pontos)
0 0
Deus na bíblia nunca se disse ser a favor da escravidão, no caso Deus libertou o povo da escravidão do Egito e Paulo manda libertar Onésimo da escravidão. Logo, o cristianismo não é a favor da escravidão.
2 votos positivos 0 votos negativos
por (77,4K pontos)
fala contra os maus tratos aos escravos.
por (727K pontos)
0 0
Deus na bíblia nunca se disse ser a favor da escravidão, no caso Deus libertou o povo da escravidão do Egito e Paulo manda libertar Onésimo da escravidão. Logo, o cristianismo não é a favor da escravidão.
0 votos positivos 0 votos negativos
por (159K pontos)
Porque a Bíblia foi escrita por homens, e naquela época era conveniente dizer para "os escravos obedecerem aos seus senhores".

Bjs!!
por (727K pontos)
0 0
Deus na bíblia nunca se disse ser a favor da escravidão, no caso Deus libertou o povo da escravidão do Egito e Paulo manda libertar Onésimo da escravidão. Logo, o cristianismo não é a favor da escravidão.
por (130K pontos)
1 0

Você leu o texto todo? Porque está fora de contexto, só pra variar:

"Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas."

Efésios 6:5-9

A ordem de Paulo também era para que os senhores respeitassem seus servos.

por (727K pontos)
0 0
Sim
por (159K pontos)
1 0

Oi Olho Escarlate. Então você quer contexto, vambora:

E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
⁴⁵ Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
⁴⁶ E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros.

Levítico 25:44-46

por (159K pontos)
1 0

(Êxodo 21)

"2 Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.3 Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.4 Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.5 Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,6 Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre."

por (159K pontos)
1 0

"Você leu o texto todo? Porque está fora de contexto, só pra variar"

 Até tu, Brutus, com ad hominem????
 

por (159K pontos)
1 0
E mesmo dentro do contexto do texto do versículo que eu citei na minha resposta, dá para perceber perfeitamente que a Bíblia não era contra a escravidão não, aí deram esta passada de pano com a ordem dos "senhores respeitando aos seus servos".
por (727K pontos)
0 0
Agatha

Efésios 6:9 NTLH

Donos de escravos, tratem os seus escravos também com respeito e parem de ameaçá-los com castigos. Lembrem que vocês e os seus escravos pertencem ao mesmo Senhor, que está no céu, o qual trata a todos igualmente.

Êxodo 3:7-8: "Disse o SENHOR: 'De fato, tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor por causa dos seus feitores, e sei quanto eles têm sofrido. Por isso desci para libertá-los das mãos dos egípcios e para tirá-los daqui para uma terra boa e espaçosa...'".

Êxodo 6:6-7: "Portanto, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor, e os libertarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os livrarei da escravidão...".

Êxodo 20:2: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão

Filemom 1:15-17 NTLH

Pode ser que Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo a fim de que você o tenha de volta para sempre. Pois agora ele não é mais um escravo, porém muito mais do que isso: é um querido irmão em Cristo. De fato, para mim ele é muito querido. E para você agora ele é mais querido ainda, não só como escravo, mas também como irmão no Senhor. Por isso, se você me considera seu companheiro de trabalho, receba Onésimo de volta como se estivesse recebendo a mim mesmo.

Gálatas 3:28

“Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.”

Colossenses 4:1

“Senhores, deem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.”

1 Timóteo 1:9-10

O texto condena “traficantes de escravos” (“raptores” em algumas traduções) entre os praticantes do pecado.

Deuteronômio 23:15-16

“Não entreguem um escravo ao seu senhor se ele procurar refúgio entre vocês.”

Isso impedia devolver fugitivos para abusadores.

Êxodo 21:16

“Quem sequestrar alguém e vendê-lo como escravo… será morto.”

Uma condenação direta ao tráfico humano.

Levítico 25:39-43

“Não o façam trabalhar como escravo… Não dominem impiedosamente sobre ele.”

Isaías 58:6

“O jejum que desejo é este: soltar as correntes da injustiça… pôr em liberdade os oprimidos.”

Lucas 4:18

Jesus cita Isaías:

“Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos… para libertar os oprimidos.”

Mateus 7:12

“Façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam.”

Esse princípio foi muito usado por cristãos abolicionistas.

Filemom 1:16

“Não mais como escravo, mas acima de escravo, como irmão amado.”
por (159K pontos)
2 0
Naruto, para mim não te destas de tratar o escravo com respeito, pois a escravidão por si só já é desrespeitosa. Este é o ponto.
por (727K pontos)
0 0
Por isso Deus tirou o povo do Egito. As leis sobre escravidão eram o código civil da época não era a lei de Deus. A lei de Deus era só os dez mandamentos. Logo seu argumento é inválido. Deus não era a favor da escravidão.
por (159K pontos)
1 0
Aí é o ponto. A Bíblia não é a "palavra de Deus", é só a forma como os povos antigos viam Deus ou falavam em nome dele para validar certos mandamentos um tanto questionáveis.
por (727K pontos)
0 0
A Bíblia se destaca não como um livro isolado, mas como uma coleção escrita por dezenas de autores ao longo de cerca de 1500 anos que, mesmo em contextos diferentes, mantém uma mensagem central coerente sobre queda, redenção e restauração. Suas profecias, especialmente as relacionadas a Jesus Cristo, apresentam detalhes difíceis de explicar como mera coincidência. Além disso, o texto é marcadamente honesto ao expor as falhas de seus próprios personagens, algo incomum em narrativas de propaganda. Ao longo da história, influenciou profundamente leis, valores e a ideia de dignidade humana, enquanto continua impactando vidas até hoje. No centro de tudo, a Bíblia apresenta uma solução única para o problema do mal: na cruz de Cristo, justiça e misericórdia se unem sem contradição. Assim, embora não funcione como uma prova matemática, a inspiração divina surge como a explicação mais coerente diante do conjunto de evidências.
por (159K pontos)
1 0

Então vamos lá, Naruto. Você Mesmo disse que as leis sobre escravidão eram o código civil da época não era a lei de Deus. E estes versículos a seguir constam como frases que Deus falou a Moisés:

"E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
⁴⁵ Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
⁴⁶ E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros."

por (727K pontos)
0 0
Ágatha

Esse texto não prova que Deus “amava” a escravidão. Ele estava regulando uma prática que já existia no mundo antigo, não criando um ideal moral. A própria Bíblia coloca limites contra abuso, proíbe sequestro de pessoas e aponta, aos poucos, para igualdade e dignidade humana. O foco da Bíblia inteira é libertação, não opressão.
por (159K pontos)
1 0

"Ele estava regulando uma prática que já existia no mundo antigo, não criando um ideal moral."

Regular algo errado?? Não era mais fácil proibir de vez, igual proibir matar, roubar???

por (727K pontos)
0 0
A ideia é que Deus foi mudando o povo aos poucos dentro de uma sociedade já quebrada. A Bíblia mostra isso em várias áreas. Por exemplo, Deus permitiu coisas como divórcio e poligamia por um tempo, mesmo sem serem o ideal. Em vez de acabar com tudo de uma vez, Ele começou limitando abusos e guiando o povo gradualmente pra um padrão mais humano e justo.
por (159K pontos)
1 0

Aí é questão da sua fé mesmo.

Para mim, claramente são ordens humanas mesmo, ditas como se fossem ordens divinas, para serem mais facilmente acatadas.

por (727K pontos)
0 0
Discordo.
por (159K pontos)
1 0
Seu direito!
por (727K pontos)
0 0
E também vejo muita gente criticando o cristianismo com coisas muito piores na religião dela. Como por exemplo vi um vídeo de debate no YouTube o homem falando que paga mesmo o mal com o mal e faz rituais contra os inimigos dele. Então é tipo o sujo falando do mal lavado. É a pessoa com uma trave no olho querer falar do cisco do outro.
por (159K pontos)
1 0
E o que isto tem a ver com nosso debate agora?
^^

por (727K pontos)
0 0
Ok tenha um ótimo dia.
por (159K pontos)
1 0
Você também

^^
4 votos positivos 0 votos negativos
por (76,3K pontos)
Porque a Bíblia é produto humano de seu contexto histórico e cultural. Escravidão era comum na Antiguidade inteira... Então a Bíblia também não questiona a existência fundamental dela.

Há apologetas que gostam de falar que “a Bíblia regula e ‘humaniza’” a escravidão quando, na realidade, regular é o oposto de condenar. Regular é reconhecer a instituição como legítima... Mas controlar excessos. Ou simplificar o processo de abolição da escravatura como um despertar moral súbito e ignorar as inúmeras contradições que o processo e a abolição em si estiveram expostos, e que esses mesmos textos foram utilizados por instituições cristãs para legitimar e justificar a escravidão também.
por (727K pontos)
0 0
Efésios 6:9 NTLH

NTLH

ARA

NVI

NVT

ARC

Donos de escravos, tratem os seus escravos também com respeito e parem de ameaçá-los com castigos. Lembrem que vocês e os seus escravos pertencem ao mesmo Senhor, que está no céu, o qual trata a todos igualmente.
por (130K pontos)
1 0
"Quando teu irmão hebreu, homem ou mulher, for vendido a ti, seis anos te servirá; mas no sétimo o despedirás forro. E, quando de ti o despedires forro, não o deixarás ir vazio. Liberalmente lhe fornecerás do teu rebanho, da tua eira e do teu lagar; daquilo com que o Senhor teu Deus te houver abençoado, lhe darás. Lembrar-te-ás de que foste servo na terra do Egito"

Deuteronômio 15:12–15

Não entendo esse pessoal que fala tanta bobagem sobre o Antigo Testamento. O Antigo Testamento é lindo. Literalmente, o senhor era obrigado a libertar seu servo depois de determinado tempo e ainda tinha que fornecer para ele tudo aquilo de que ele precisasse para não passar fome e viver na pobreza. Israel era sempre lembrado de que foi escravo no Egito, por isso deveria tratar bem seus servos.

Concordo com a Carol Meyers (e dos outros teólogos que escreveram a respeito, como o Paul Copan) quando ela escreve:

"Essa servidão normalmente não envolvia propriedade permanente e não era tecnicamente forçada; era a decisão voluntária de um indivíduo endividado ou de seus pais. Embora sua posição legal pudesse ter algumas características em comum com a dos escravos, essas pessoas são melhor consideradas servos por contrato do que escravos, porque o último termo tem conotações que não se encaixam no status dessas pessoas."

MEYERS, Carol L. Exodus. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. (New Cambridge Bible Commentary). p. 192.
por (76,3K pontos)
2 0
Admito que não li esse lacre inteiro para relativizar a escravidão, mas continuo salientando... A Bíblia não condena a escravidão. Tem uns recortes aí que você pegou que só leva em consideração escravo hebreu, e não escravo estrangeiro que tinha regras diferentes.
por (727K pontos)
0 0
River

Efésios 6:9 NTLH

Donos de escravos, tratem os seus escravos também com respeito e parem de ameaçá-los com castigos. Lembrem que vocês e os seus escravos pertencem ao mesmo Senhor, que está no céu, o qual trata a todos igualmente.

Êxodo 3:7-8: "Disse o SENHOR: 'De fato, tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor por causa dos seus feitores, e sei quanto eles têm sofrido. Por isso desci para libertá-los das mãos dos egípcios e para tirá-los daqui para uma terra boa e espaçosa...'".

Êxodo 6:6-7: "Portanto, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor, e os libertarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os livrarei da escravidão...".

Êxodo 20:2: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão

Filemom 1:15-17 NTLH

Pode ser que Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo a fim de que você o tenha de volta para sempre. Pois agora ele não é mais um escravo, porém muito mais do que isso: é um querido irmão em Cristo. De fato, para mim ele é muito querido. E para você agora ele é mais querido ainda, não só como escravo, mas também como irmão no Senhor. Por isso, se você me considera seu companheiro de trabalho, receba Onésimo de volta como se estivesse recebendo a mim mesmo.

Gálatas 3:28

“Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.”

Colossenses 4:1

“Senhores, deem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.”

1 Timóteo 1:9-10

O texto condena “traficantes de escravos” (“raptores” em algumas traduções) entre os praticantes do pecado.

Deuteronômio 23:15-16

“Não entreguem um escravo ao seu senhor se ele procurar refúgio entre vocês.”

Isso impedia devolver fugitivos para abusadores.

Êxodo 21:16

“Quem sequestrar alguém e vendê-lo como escravo… será morto.”

Uma condenação direta ao tráfico humano.

Levítico 25:39-43

“Não o façam trabalhar como escravo… Não dominem impiedosamente sobre ele.”

Isaías 58:6

“O jejum que desejo é este: soltar as correntes da injustiça… pôr em liberdade os oprimidos.”

Lucas 4:18

Jesus cita Isaías:

“Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos… para libertar os oprimidos.”

Mateus 7:12

“Façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam.”

Esse princípio foi muito usado por cristãos abolicionistas.

Filemom 1:16

“Não mais como escravo, mas acima de escravo, como irmão amado.”
por (130K pontos)
0 0
"Tem uns recortes aí que você pegou que só leva em consideração escravo hebreu, e não escravo estrangeiro que tinha regras diferentes."

Eram os mesmos direitos. O único que não possuíam era o da libertação após os sete anos
1 voto positivo 0 votos negativos
por (194K pontos)
Porque a escravidão continua, de alguma forma. Sempre existirão as pessoas que agem como escravos, que se obrigam em suas ações sem poder ter vontade prórpria.
por (727K pontos)
0 0
Deus na bíblia nunca se disse ser a favor da escravidão, no caso Deus libertou o povo da escravidão do Egito e Paulo manda libertar Onésimo da escravidão. Logo, o cristianismo não é a favor da escravidão.
por (194K pontos)
1 0
Não é a favor, mas considera a escravidão uma realidade.
por (727K pontos)
1 0
Sim exatamente.
0 votos positivos 0 votos negativos
por (727K pontos)
editado por
Deus na bíblia nunca se disse ser a favor da escravidão, no caso Deus libertou o povo da escravidão do Egito e Paulo manda libertar Onésimo da escravidão. Logo, o cristianismo não é a favor da escravidão.

Efésios 6:9 NTLH

Donos de escravos, tratem os seus escravos também com respeito e parem de ameaçá-los com castigos. Lembrem que vocês e os seus escravos pertencem ao mesmo Senhor, que está no céu, o qual trata a todos igualmente.

Êxodo 3:7-8: "Disse o SENHOR: 'De fato, tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, tenho escutado o seu clamor por causa dos seus feitores, e sei quanto eles têm sofrido. Por isso desci para libertá-los das mãos dos egípcios e para tirá-los daqui para uma terra boa e espaçosa...'".

Êxodo 6:6-7: "Portanto, diga aos israelitas: Eu sou o Senhor, e os libertarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os livrarei da escravidão...".

Êxodo 20:2: "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão

Filemom 1:15-17 NTLH

Pode ser que Onésimo tenha sido afastado de você por algum tempo a fim de que você o tenha de volta para sempre. Pois agora ele não é mais um escravo, porém muito mais do que isso: é um querido irmão em Cristo. De fato, para mim ele é muito querido. E para você agora ele é mais querido ainda, não só como escravo, mas também como irmão no Senhor. Por isso, se você me considera seu companheiro de trabalho, receba Onésimo de volta como se estivesse recebendo a mim mesmo.

Gálatas 3:28

“Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.”

Colossenses 4:1

“Senhores, deem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.”

1 Timóteo 1:9-10

O texto condena “traficantes de escravos” (“raptores” em algumas traduções) entre os praticantes do pecado.

Deuteronômio 23:15-16

“Não entreguem um escravo ao seu senhor se ele procurar refúgio entre vocês.”

Isso impedia devolver fugitivos para abusadores.

Êxodo 21:16

“Quem sequestrar alguém e vendê-lo como escravo… será morto.”

Uma condenação direta ao tráfico humano.

Levítico 25:39-43

“Não o façam trabalhar como escravo… Não dominem impiedosamente sobre ele.”

Isaías 58:6

“O jejum que desejo é este: soltar as correntes da injustiça… pôr em liberdade os oprimidos.”

Lucas 4:18

Jesus cita Isaías:

“Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos… para libertar os oprimidos.”

Mateus 7:12

“Façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam.”

Esse princípio foi muito usado por cristãos abolicionistas.

Filemom 1:16

“Não mais como escravo, mas acima de escravo, como irmão amado.”
1 voto positivo 0 votos negativos
por (130K pontos)
Não podemos utilizar critérios anacrônicos. Uma abolição total da escravidão há mais de dois ou três mil anos atrás era absolutamente impensável. No entanto, a Bíblia nunca aprovou a escravidão, ao invés disso ela a regulamentou. E os regulamentos bíblicos tinham o objetivo justamente de impedir os abusos dessa instituição. É o que um governo faz quando não pode abolir de uma vez uma instituição ou prática nociva. Basta ver, por exemplo, as políticas dos governos atuais de combate ao álcool e ao tabaco. Eles não podem proibi-los de uma vez, mas estabeleceram várias políticas para reduzir seu consumo progressivamente e combater excessos (fiscalização no trânsito, limite de idade para compra, avisos nas caixas de cigarro, etc). Isso não quer dizer que o governo não seja contra o cigarro e o tabaco. Pelo contrário, ele estabelece regulamentações diante da impossibilidade prática de abolir totalmente o consumo dessas substâncias. No caso da escravidão, algo parecido foi feito.

Por exemplo, um escravo deveria ser libertado no sétimo ano de escravidão; só seria escravo a vida inteira quem escolhesse ser (Êx 21:2). Quando fosse libertado, o dono do escravo deveria lhe dar sustento para o ajudar a começar a viver em liberdade (Dt 15:12-14). Escravos tinham direito a folga no sábado e nas festas religiosas, assim como pessoas livres. Quem causasse danos físicos ao escravo tinha de libertá-lo em compensação; se um senhor matasse seu escravo, seria punido (Êx 21:26-27). Escravas não poderiam ser usadas como prostitutas e uma escrava que se tornasse esposa tinha direito de proteção a vida toda. Raptar alguém para vender como escravo era punido com morte; essa lei destruía o negócio do tráfico humano (Êx 21:16). Um escravo poderia ser resgatado por um parente; em algumas situações o próprio escravo conseguia pagar seu resgate. Se um escravo fugisse, não deveria ser devolvido ao seu senhor, nem receberia punição (Dt 23:15-16). Escravos de outros povos não tinham o direito de ser libertados no sétimo ano, mas tinham todos os outros direitos.

O Novo Testamento então nem se fala. Jesus disse que veio parar dar liberdade aos cativos e aos oprimidos (Lc 4:18-19). Paulo cita traficantes escravos entre pessoas que estão rebelião com a lei de Deus (I Tm 1:10). Ele também diz para que Filemon recebesse de volta Onésimo, seu escravo fugitivo, como um querido irmão em Cristo. I Coríntios 7:21 incentivou os escravos a obterem a própria liberdade se puderem (o que era possível na época, pois um escravo em Roma podia acumular posses e comprar a própria liberdade). Um texto muito citado pelos críticos da Bíblia é Efésios 6:5-8, que orienta os escravos a obedecerem a seu senhores, mas as pessoas dificilmente lêem o versículo seguinte (Ef 6:9), que ordena aos senhores que tratem bem seus escravos. Paulo também diz que escravos e livres são todos um em Cristo, igualdade espiritual, sem distinções (Gl 3:28). Foi com base nesses princípios bíblicos que os abolicionistas combateram a escravidão depois. Praticamente todos os abolicionistas eram cristãos.

Na Bíblia, o que existe é a gestão de uma realidade social da época (escravidão por dívida), com foco na proteção do indivíduo e na eventual libertação, não uma aprovação dessa instituição. É uma pedagogia progressiva.
por (727K pontos)
0 0
Isso ai

Perguntas relacionadas

4 votos positivos 0 votos negativos
4 respostas 52 visitas
3 votos positivos 0 votos negativos
2 respostas 23 visitas
perguntado 30 Mai em Religião e Espiritualidade por NarutoCarioca (727K pontos)
2 votos positivos 0 votos negativos
1 resposta 17 visitas
2 votos positivos 0 votos negativos
1 resposta 31 visitas
1 voto positivo 0 votos negativos
3 respostas 54 visitas
Seja bem vindo ao ReadAsk, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.

24,6K perguntas

90,0K respostas

25,4K comentários

240 usuários

...