4 votos positivos 0 votos negativos
52 visitas
em Curiosidades por (1,1M pontos)
fechada por
fechada com o comentário: Obrigada

5 Respostas

1 voto positivo 0 votos negativos
por (224K pontos)
selecionada por
 
Melhor resposta
Se eu morasse no Sul do Brasil seria contra a independência da região, porque seria desafios gigantescos, sem contar os riscos.

Desmembrar é concordar com a Inconstitucionalidade.

A Constituição de 1988 estabelece que a República Federativa do Brasil é formada pela "união indissolúvel" dos Estados. Tentar a separação seria, tecnicamente, um crime contra a ordem constitucional.

A interdependência econômica da região depende do mercado consumidor do resto do Brasil para seus produtos industriais e agrícolas. A criação de fronteiras, tarifas alfandegárias e uma nova moeda poderia causar um choque econômico severo.
2 votos positivos 0 votos negativos
por (420K pontos)
Moro e sou contra, acho um surto.
2 votos positivos 0 votos negativos
por (250K pontos)
Não é possível dizer, a minha realidade no Nordeste é outra até para imaginar como seria no Sul.
2 votos positivos 0 votos negativos
por (205K pontos)
Eu acho que se algumas regiões se dividissem, muitas coisas melhorariam...

Não é defender que as regiões não se suportem e etc...

Não seria como Coreia do Sul e Coreia do Norte, porém acho sim que muitas regiões prosperariam mais, e quando digo isso, falo na questão da força de compra da população
1 voto positivo 0 votos negativos
por (201K pontos)

A Constituição não permite secessão. É mais produtivo gastar tempo e energia em algo palpável: tentar uma reforma do pacto federativo.

Abraço.

Perguntas relacionadas

2 votos positivos 0 votos negativos
2 respostas 28 visitas
4 votos positivos 0 votos negativos
8 respostas 59 visitas
3 votos positivos 0 votos negativos
6 respostas 51 visitas
perguntado 27 Mai em Política por Salic (186K pontos)
Seja bem vindo ao ReadAsk, onde você pode fazer perguntas e receber respostas de outros membros da comunidade.

26,3K perguntas

97,1K respostas

27,9K comentários

254 usuários

...