Há alguns poucos anos, a Globo tava reprisando alguns "episódios" do Globo Repórter sobre religiões. Neles, várias religiões foram apresentadas ao público. Cada programa era dedicado a uma religião e mostrava os rituais dela, entrevistava líderes religiosos e seguidores dela, falava sobre a história dessas religiões. Sem "puxar a sardinha" pra nenhuma.
Na minha opinião, Ensino Religioso em escolas comuns só presta se for assim, feito com um propósito exclusivamente educativo, tendo como objetivo mostrar a diversidade de religiões e diminuir a ignorância e a intolerância.
Fora isso é mera doutrinação. Escolas comuns não são lugares de converter ninguém a seguir nenhuma religião.
Porém, o Candomblé tem importância na História Negra, sim, principalmente, na época da Escravidão. Os escravizados tinham a própria fé, eles cultuavam os Orixás. Assim como a Igreja Católica tem importância na História da Idade Média, por exemplo. Dependendo do que estava sendo abordado nessa aula não é, nem um pouco absurdo, ela falar sobre Orixás. Contanto, claro, que seja com intuito cultural e nunca religioso.