Uma pessoa pode achar uma música bonita pela melodia, pela orquestração ou pelo que ela representa, mesmo sem saber toda a letra. Mas, apesar de eu achar o Hino Nacional bonito e imponente, acho sua letra excessivamente erudita e distante da linguagem do dia a dia... Então, não me surpreende que muitas pessoas possam ter dificuldade para compreendê-la. Se não me engano, ela foi escrita numa época em que o Parnasianismo ainda exercia forte influência sobre a literatura brasileira.
"Plácidas", "impávido", "lábaro", "flâmula", "retumbante", "penhor", "límpido", "fúlgidos", "clava", "garrida"...