Espanha!
O último imperador do Império Romano do Oriente, também chamado Império Bizantino, foi Constantino XI... Que era da dinastia paleóloga. O seu sobrinho, André Paleóloga, deteve formalmente o título de Imperador Romano após a queda de Constantinopla, e até tentou restabelecer o Império Romano após a tomada dos turcos otomanos. Só que sem êxito.
Ele morreu pobre e vendeu o título para os reis católicos da Espanha, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão. Eles eram da dinastia Trastâmara e, de lá para cá, a Espanha passou por uma série de mudanças dinásticas. Logo em seguida vieram os Habsburgos... O rei Carlos I de Espanha, da Casa de Habsburgo, herdou ambos: o Reino da Espanha e o Sacro Império Romano-Germânico. Devido a dificuldade de governar um império tão extenso, os Habsburgos espanhóis cederam os domínios austríacos. Até o eventual colapso do ramo dinástico e a sucessão pela dinastia Bourbon, de origem francesa e que é descendente da dinastia capetiana, que já foram reis dos francos e lombardos após a queda da dinastia carolíngia.
O atual rei da Espanha é Filipe VI, da Casa de Bourbon.
Sem falar que a Espanha herdou bastante do legado romano, principalmente nos aspectos linguísticos, culturais e religiosos.