Estava lendo um conto literário em uma revista que tinha dois personagens centrais. Um deles havia acabado de ganhar um carro em uma rifa, mas o veículo estava sem gasolina. Foi nisso que o outro propôs que pedissem gasolina nas ruas para quem passasse, dizendo que o primeiro precisava de combustível para ir ao hospital, até que estava com a maior cara de doente. Todo mundo foi acreditando e dando um pouco de gasolina; isso até que ambos voltaram ao primeiro que haviam pedido. O sujeito logo os reconheceu e disse que deveria ter desconfiado, pois era tudo pilantragem. Então, ele aproveitou que tinha tinta no próprio transporte e escreveu no vidro do carro dos outros dois bem assim: "Não dê gasolina, é pilantragem!". E ainda acrescentou que, assim, eles não enganavam mais ninguém. Terminou com ambos empurrando o carro com as próprias mãos e irritados.
Se alguém parasse você na rua para pedir gasolina, você acreditaria? Ou daria gasolina sem julgar no caso?